A laser ou jato de tinta? Multifuncional ?
Saiba como realizar uma boa venda ou uma boa compra
Impressora a laser ou jato de tinta? Multifuncional ou não? Qual a resolução ideal? Com uma oferta cada vez maior no mercado, são muitas as dúvidas que surgem tanto para quem compra o equipamento quanto para quem vende.
Para chegar à escolha certa, que supra realmente as suas necessidades, inúmeros critérios devem ser analisados, e cabe ao lojista, seja ele revendedor de informática ou papeleiro, prestar esta consultoria. Afinal, ofertar produtos de informática não significa apenas vender, mas sim prover a melhor solução para aquele consumidor.
Se o cliente tiver uma boa experiência de compra e sentir que o seu estabelecimento presta um atendimento diferenciado, adivinhe só onde ele comprará novos cartuchos ou toners e outros equipamentos de informática? Na sua loja.
Veja abaixo um guia básico sobre impressoras elaborado por um especialista de uma empresa de soluções de impressão e imagem, com informações fundamentais para uma boa venda e uma boa compra.
Multifuncional x impressora comum
A diferença básica entre uma impressora e uma multifuncional são os recursos que cada uma delas possui. As impressoras comuns apenas imprimem textos e imagens em diferentes tipos de mídias, já as multifuncionais incorporam, além da função impressão, outras funções como digitalização, cópia, envio/recebimento de fax, entre outros. Se o consumidor está buscando vários recursos, a diferença de preço de uma multifuncional em relação às impressoras simples, ao final, compensa.
A necessidade do cliente
É fundamental conhecer a real necessidade do cliente antes de indicar um produto de impressão. Como existem muitas opções – diversos modelos de impressoras a jato de tintas e a laser – alguns critérios devem ser analisados para achar a solução ideal. Pergunte ao consumidor com qual finalidade ele busca a impressora, o volume de impressão, a frequência que o mesmo irá utilizar o equipamento, o tipo de impressão que ele deseja obter. Caso o cliente adquira um equipamento inferior a sua expectativa com certeza ficará insatisfeito, e o mesmo pode ocorrer caso o produto possua funcionalidades que não são necessárias ao usuário e acabem transformando a usabilidade da impressora mais complexa.
A laser ou a jato?
Atualmente existem dois tipos principais de impressoras: a jato de tinta (as mais usadas) e a laser. Embora, ambas atendam a grande maioria dos públicos, as impressoras a laser são encontradas, principalmente, no mercado corporativo por possuírem maior velocidade de impressão. Quando falamos em qualidade, o resultado impresso da impressora laser também é bastante superior às impressoras jato de tinta, ainda mais na impressão colorida. Porém tanto o preço da impressora quanto sua manutenção possuem maior valor. As impressoras lasers são ideais para empresas que imprimem muitas folhas por dia, ganhando minutos preciosos em cada impressão. Também é ideal para quem necessita de qualidade na impressão, como arquitetos, designers, desenhistas, projetistas, etc.
Além de serem mais baratas, as impressoras a jato de tinta consomem menos energia. Ela é ideal para quem não imprime um grande volume de folhas ao dia. Normalmente o usuário doméstico e pequenos escritórios optam pela aquisição dos modelos jato de tinta devido ao seu melhor custo x benefício, pois agregam uma excelente qualidade de impressão a custos acessíveis, tanto na aquisição do equipamento quanto para a aquisição de seus cartuchos de tinta.
Vale ressaltar que já temos no mercado impressoras jato de tinta com a mesma eficiência e velocidade de impressão das impressoras laser com um custo bastante atraente.
Custo por página impressa
Hoje temos no mercado impressoras jato de tinta com custo de página impressa em R$ 0,006 em preto ou em R$ 0,01 em colorido, com recargas de tinta que chegam a render até 4500 folhas. Apesar do hardware a laser ser mais caro, os suprimentos são mais duráveis e o uso do toner ao invés do cartucho de tinta torna-se mais econômico para as empresas de grande e médio porte, que buscam robustez, velocidade e qualidade de impressão – uma vez que as impressoras a laser têm um funcionamento semelhante ao de uma foto-copiadora.
Cuidados com a impressora
Muitos usuários costumam reclamar que as impressoras quebram com facilidade. Geralmente, os equipamentos apresentam defeito pelo seu uso indevido. Dos vários equipamentos que são encaminhados para assistência técnica com reclamações de erros e falhas, a maioria está com os cartuchos de tinta vazios ou o usuário deixou cair algum objeto no sistema de tração de papel impedindo assim seu funcionamento. Nenhuma máquina vai operar corretamente quando, por exemplo, possui uma caneta dentro do sistema de tração ou quando o cartucho está sem tinta. Por falta de conhecimento, o usuário acaba achando que o equipamento está quebrado e precisa de manutenção ou substituição.
Suprimento falsificado: o maior vilão
O uso de cartuchos falsificados é terrível aos equipamentos. Por não seguirem normas rígidas de fabricação, estes suprimentos carregam várias impurezas que danificam a cabeça de impressão e podem até causar danos irrecuperáveis à impressora. É o velho ditado: O barato custa caro!
Com o uso de suprimentos originais, as cores, a durabilidade e a qualidade de sua impressão serão preservadas e não haverá desperdício de tempo e nem de dinheiro, pois os cartuchos e toners falsificados ou alternativos normalmente apresentam falhas durante a impressão e perda do material já impresso.
Os processos industriais das fábricas de suprimentos originais são rigorosos e com controle inclusive de ambiente, resíduos e manuseio. Isso não ocorre na produção de produtos falsificados.
Fale com os fornecedores
Para completar, é fundamental que você, papeleiro ou revendedor de informática, converse com seus fornecedores e atualize-se em relação às tecnologias e diferenciais embarcados nas impressoras de cada fabricante. Este relacionamento é preponderante para a oferta correta dos equipamentos, trazendo rentabilidade para o seu negócio e satisfação para o cliente.
Fonte: www.lyderis.com.br
Deixe seu comentário.