O smartphone é um celular mais sofisticado. Possui mais recursos desempenhando várias funções típicas de um computador. Envia e-mails, edita textos e navega pela WEB. Os celulares comuns têm como funções principais as ligações de voz e transmissão de SMS, as famosas mensagens de texto.
Esses modelos possuem diferentes softwares que comandam o aparelho. Todos têm prós e contras dependendo do uso. Infinidades de detalhes como, por exemplo, o teclado físico e o teclado virtual, capacidade de memória etc. Se você é um usuário que pretende enviar e receber muitos e-mails, não abra mão do teclado físico. Os teclados virtuais são bastante precisos, mas você terá dificuldades em digitar com rapidez.
Os smartphones possuem uma tecnologia tão avançada que permitem que programas sejam executados no seu Sistema Operacional. Esses sistemas são “abertos” (não confundir com código–fonte aberto), o que significa que é possível que qualquer pessoa desenvolva programas que possam funcionar nestes aparelhos. Numa tradução livre, do inglês “smartphone”, ou seja, “telefone inteligente”.
Suas características principais são: capacidade de conexão com redes de dados para acesso à Internet, capacidade de sincronização com um computador pessoal, agenda de contatos que utiliza toda memória disponível no celular (não é limitada a um número fixo de contatos). Outro detalhe importante são as câmeras acopladas nestes aparelhos. Que encarecem o custo destes celulares. E fica a pergunta ao consumidor: "Vale a pena pagar muito mais por uma câmera no celular?" Essas câmeras dificilmente oferecem os recursos de uma câmera de verdade. Portanto, o número de megapixels não justifica o preço tão mais alto.
Os smartphones surgiram no mercado como um aparelho moderno, de última geração, com funções extras como acesso à Internet, câmera digital e MP3 player. Atualmente quase todos os celulares possuem essas funções.
Alguns critérios adotados para diferenciar o smartphone são, por exemplo, o teclado alfanumérico, também chamado de teclado Qwerty. E a função Wi-Fi, que permite acesso à Internet através de hot spot, trafegando dados com maior velocidade do que o GPRS, por exemplo.
Os smartphones são, em síntese, direcionados para o ramo corporativo. Muitas empresas já fazem uso desses aparelhos permitindo que executivos, funcionários de campo possuam seus e-mails, contatos e calendários sincronizados com servidores corporativos.
Este processo é otimizado e as informações fluem mais rapidamente. Já os celulares comuns preenchem totalmente as necessidades de comunicação e contam com vários recursos multimídias. Tirar fotos, ouvir músicas, fazer vídeos, acessar a Internet. Cabe ao consumidor avaliar suas necessidades na escolha de um smartphone ou de um celular comum.
Fonte: Shopping UOL
Deixe seu comentário.