Quem já pensou em adquirir uma filmadora digital sabe que não é uma tarefa tão simples quanto parece, pois há tempos anteriores as filmadoras de uso doméstico eram limitadas aos formatos VHS ou então, a VHS-C. Mas atualmente, com diversos recursos especiais e também novos formatos de mídias aceitos, as filmadoras digitais fizeram com que os consumidores se acostumassem com as novas tecnologias.
Antes de escolher o melhor modelo para você registrar os melhores momentos com sua família e amigos, leve em c0onsideração alguns fatores, não apenas o preço e marca, mas também:
MiniDV ou DVD? Ambas são de alta qualidade e resolução para armazenas gravação e até mesmo fotografias, que a MiniDV é o primeiro modelo digital lançado que utilizam fitas bem menores, tornando as filmadoras memores e compactas. Já o DVD é o formato mais vendi no Brasil e na América Latina principal emente por serem dependentes do computador, isto é, a gravação é realizada em DVDs que são aceitos por qualquer aparelho DVD Player.
Os cartões de memória também estão cada vez mais se tornando populares, sendo que sua capacidade varia entre 4 a até 32Gb, com preços de 100 a 600 reais, permitindo realizar gravações de até 30 para a maior capacidade de armazenamento, e permitindo a gravação dos registros em um DVD através do computador.
O HDD é um disco rígido interno na filmadora digital, sendo que os modelos com essa tecnologia também cotam com entrada para cartão de memória para aumentar ainda mais a capacidade de armazenamento de fotografias e vídeos. As filmadoras que possuem HDD de 60Gb podem gravar até 45 horas de vídeo, e as de 80Gb até 60 horas.
Leve em consideração no memento de compra de sua filmadora digital, o formato de gravação e também recursos que podem facilitar a gravação e captura de vídeos, e funções que melhoram qualidade e resolução de imagem. Além disso, necessita-se de maior atenção a durabilidade de bateria, estabilização de imagem, zoom digital e óptico, display LCD, enfim, completa e de ótima qualidade.