Ao anunciar o Xbox One, a Microsoft posicionou o seu console como uma central de entretenimento. Além de jogos mais avançados, o novo produto trará diversão para toda a família, comunicação via Skype e maior interatividade com o conteúdo. Com um processador de oito núcleos, drive de Blu-ray e um Kinect com controles mais avançados, o novo Xbox pode brigar diretamente com os seus concorrentes.
O presidente de negócios de entretenimento interativo da Microsoft, Don Mattrick, subiu ao palco para iniciar a apresentação. Ele falou da situação atual da Xbox Live, do Kinect e das empresas que desenvolvem jogos para o Xbox 360 atualmente.
Logo em seguida, sem enrolação, o executivo chamou o vídeo que apresentou o novo console, que será chamado de Xbox One, contrariando todas as previsões apresentadas pela mídia. Diferente da apresentação do PS4, o vídeo da Microsoft apresentou primeiro o console, para depois mostrar o novo Kinect e o novo controle na sequência.
Reconhecimento de voz e rosto
A primeira inovação do Xbox One é o reconhecimento facial, que na apresentação foi usada para ligar o console. Em seguida, o reconhecimento de voz foi utilizado para acessar os canais de TV e um jogo, que rodou instantaneamente.
A interface do novo Xbox também é baseada em "tiles", assim como no Xbox 360 e no Windows 8. A novidade agora é que esses quadrados podem ser controlados por gestos, utilizando o Kinect 2.0. Na demonstração, um trailer foi iniciado e rodou dentro de um desses quadrados. Quando o apresentador quis, o vídeo ocupou toda a tela e voltou ao normal com o movimento das mãos.
Além disso, o Skype foi integrado ao Xbox One e pode ser executado junto com outro programa. Deste modo, o usuário poderá assistir a um programa de TV e falar com seu amigo pela webcam ao mesmo tempo.
Tudo isso é possível por causa do recurso chamado "Snap", uma barra lateral desta nova interface que pode ser utilizada para procurar algum aplicativo ou jogo, mostrar informações, entre outros usos. Na apresentação, um app da ESPN mostrava no Snap informações sobre a NBA enquanto um jogo era apresentado ao vivo.
Hardware
Logo após, Marc Whitten subiu ao palco para falar do hardware do novo console. O Xbox One tem 8 GB de memória RAM, arquitetura de PC 64-bits, processador com octa-core, 500 GB de espaço em disco, drive de Blu-ray, saída HDMI e USB 3.0.
O novo Kinect tem uma câmera FullHD (1080p) e captura em 30 FPS. Confira abaixo todas as especificações técnicas do hardware do Xbox One.
Xbox Live
Marc Whitten explicou rapidamente como será a nova Xbox Live, sem mostrar muitos detalhes, e apresentou o número de servidores dedicados: 300 mil. Isso é mais do que o número de computadores disponíveis em 1999.
EA Sports
Na sequência da apresentação, a EA Sports subiu ao palco para apresentar três jogos para a nova geração do console: Fifa 14, NBA Live 14, Madden 25 Years e um novo jogo do UFC. Durante a apresentação, nada foi mostrado sobre a jogabilidade deles e os novos recursos. Espera-se que essas informações sejam apresentadas na E3 2013. No telão, apenas foram mostrados vídeos de bastidores e animações mescladas de cada um desses quatro jogos.
Entretando, foi anunciado que o modo de jogo "Ultimate Team", do Fifa 14, será exclusivo para os donos do Xbox.
Halo
Nenhum jogo da franquia foi apresentado, porém, o diretor e produtor Steven Spielberg apareceu no telão para falar rapidamente da série de TV Halo, que será produzida em parceria com a Microsoft. Nenhuma imagem da série foi apresentada.
Call of Duty: Ghosts
A apresentação do Call of Duty: Ghosts foi bem longa. Mostraram muitas cenas de bastidores com os desenvolvedores do game. No final da apresentação, um vídeo mostrou um rápido trailer mostrando a qualidade gráfica da nova geração. Eles compararam a qualidade gráfica do Call of Duty: Modern Warfare 3 com o novo jogo e é notória a evolução, principalmente na textura de pele dos personagens, iluminação e densidade da floresta, entre outras características.
O game é dirigido por Stephen Gaghan, o mesmo dos filmes Syriana e Traffic.
A busca por inovações faz parte da história do Xbox.
Porém, anteriormente ao surgimento do Xbox, a Microsoft já havia se aventurado na área de videogames. A empresa colaborou com o Dreamcast, da Sega, com seu sistema Windows CE. A experiência acabou favorecendo os planos de lançar um produto próprio pouco tempo depois. Deste projeto nasceu o primeiro console da empresa, incialmente chamado de “DirectX Box”.
Apesar de ter obtido um relativo sucesso nos Estados Unidos, o Xbox não foi muito bem em outras regiões, principalmente no Japão. Porém, graças a jogos como Halo, Dead or Alive 3, Ninja Gaiden e Forza Motorsport, o aparelho angariou uma multidão de fãs, que esperou ansiosa pelo Xbox 360, que a Microsoft lançaria em 2005.
A história do Xbox 360 é mais recente na memória dos fãs, que ainda vibram com os games da série Halo e Forza, além do sucesso Gears of War, que nasceu nesta geração. Com direito a novidades como Xbox Live e o sensor de movimentos Kinect, o segundo console da Microsoft provou que veio para brigar de frente com o PlayStation. Resta saber se o sucesso vai continuar para a empresa com o novo aparelho, que já mostrou que não está para brincadeiras e vai ser um concorrente de peso para o PS4.
Comparativo entre os consoles da nova geração
Com a introdução do Xbox One, os fãs de videogames já sabem quais são os três principais concorrentes da nova geração. Confira na tabela abaixo as especificações técnica de cada um deles e compare.